Em suco ou em pedaço, mas que seja fruta!

Qual a melhor forma de oferecer frutas às crianças? Como suco ou em pedaço?

As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes importantes para a saúde. Isso ninguém discute! Contudo, atualmente, observamos uma discussão sobre qual a melhor forma de oferecê-las às crianças.

Servida em pedaços, oferece mais fibras, exercita a mastigação e permite que a criança reconheça e discrimine formas e sabores. Sem dúvida.

Já o suco, além de proporcionar hidratação, nos permite deixá-lo mais nutritivo a partir da combinação de variados tipos e sabores, o que aumenta a imunidade de quem os bebe. Quanto à maior quantidade de frutose, decorrente dessa forma de apresentação, esta não causa problemas para a saúde.

O problema está, principalmente, na utilização da frutose dos alimentos processados – refrigerantes, sucos e chá industrializados, biscoitos, etc.-, e não na que se encontra in natura presente em frutas.

Contudo, vale ressaltar que no que tange a qualquer alimento e basicamente a tudo na vida, é importante mantermos equilíbrio para termos um VIDABOA, como é nomeado nosso Projeto Temático deste ano.

Para os pequenos – de Berçário ao Grupo 2, na Curiosa Idade, oferecemos na colação a fruta sob a forma de suco, por ser de fácil absorção e não prejudicar a aceitação do almoço, que é oferecido 1h30 depois. Já o lanche da tarde é composto por frutas em pedaços, suco e um carboidrato (pão, bolo, bolinhos salgados, etc.) a fim de garantir energia para as muitas brincadeiras que se seguirão.  Frutas em pedaços são servidas também nas sobremesas.

A partir do Grupo3, temos lanche completo pela manhã, pois as crianças geralmente realizam o desjejum por volta das 7h30, no máximo, e almoçarão às 12h30.

Quanto às outras refeições, são equivalentes na variedade de nutrientes para todos, mudando apenas a textura e quantidade, que é adequada a cada faixa etária, levando em conta também a singularidade de cada um.


UNIDADE GENERAL GLICÉRIO

R. General Glicério, 35 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2285-1353 / 3129-3064
Cel.: (21) 99920-4607

atendimento.glicerio@curiosaidade.com.br

UNIDADE ESTELITA LINS

R. Professor Estelita Lins, 123 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21)  2205-7222 / 2556-8592
Cel.: (21)  99611-4498

atendimento@curiosaidade.com.br