Criança Protagonista

Há muito que a infância deixou de ser excluída da vida social. Cada vez mais percebemos e reconhecemos o lugar social das crianças com suas formas de participação e seus interesses singulares. Hoje usamos o termo culturas infantis para identificar as intervenções das crianças na sociedade. As crianças são protagonistas das suas vidas, atuam no meio, influenciam e produzem cultura. Instigar o sentimento de pertencimento social nas crianças para que desenvolvam o pensamento crítico e o exercício da cidadania é um dos princípios do trabalho na Curiosa Idade. Ao longo do ano, o Projeto Se essa rua fosse minha, protagonizado pelas crianças de 4 e 5 anos, por meio da dinâmica dos Passeios pelo bairro, identifica as belezas e os problemas do entorno da escola, como praças, árvores, arquitetura, sujeiras, buracos e cocô de cachorro nas ruas e calçadas. Nos movimentos Xô Cocô e Amiga Árvore, que acontecem todos os anos, a escola e as famílias, seguem elaborando maneiras de conscientizar – não só a comunidade escolar, como também todos os que vivem no bairro, sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente não sujando as ruas e preservando as árvores! Queremos que nossas crianças estejam envolvidas no meio social, para que no futuro possam reivindicar, como garantia não negociável, um mundo melhor de se viver!