Projeto Pedagógico

A Curiosa Idade consolidou ao longo dos seus 35 anos uma educação pautada pelo diálogo com a infância, as culturas infantis e suas transformações. Reconhecemos a infância como uma fase da vida fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, momento das primeiras relações e do despertar para o conhecimento das coisas do mundo. Nosso trabalho tem por objetivo construir uma Educação Cultural, que favoreça o desenvolvimento das potencialidades infantis e a conquista da independência e cooperação no processo de socialização.

Concebemos a criança como um sujeito histórico e social, que ocupa um lugar próprio na sociedade e na cultura. As crianças são indivíduos potentes e protagonistas de suas ações. Potentes porque trazem consigo o desejo de aprender e de se expressar por meio de diferentes linguagens. Protagonistas porque interagem ativamente com o meio e com os outros indivíduos com os quais convivem e assim aprendem. A curiosidade e os novos desafios impulsionam as crianças para que elas avancem nas hipóteses sobre as suas experiências, construindo um entendimento que lhes é próprio. O pensamento infantil orienta nossas propostas, e é a partir de como as crianças vão percebendo o mundo que planejamos a nossa rotina.

O cotidiano pedagógico da Curiosa Idade se estrutura por meio do sistema de Oficinas. Esta organização da rotina foi inspirada nas ideias de Célestin Freinet, assim como as Aulas-Passeio e o Livro da Vida que compõem a metodologia da Curiosa Idade. As diferentes linguagens e expressões que definem as Oficinas fortalecem a convivência entre criança/criança e criança/adulto e gera desafios para a compreensão e articulação de novos saberes. Além disso, realizam o viés transdisciplinar pela integração entre as diferentes áreas do conhecimento, que se concretiza no planejamento, entrelaçado nos temas do Projeto Temático, atualizado anualmente.

As bases para a nossa metodologia são a teoria construtivista e a psicanálise como fundamentos para compreender a aprendizagem, a constituição do sujeito e as relações interpessoais. Ancoramos nossas ideias nas teorias de J. Piaget, L.S. Vigotski, Paulo Freire e, atualmente, nos estudos de J. Larrosa, que tem contribuído para renovar a nossa prática pedagógica.

A Curiosa Idade tem em sua proposta educacional projetos que estabelecem um laço social com o entorno da escola, a comunidade e o bairro. Os Projetos “Xô Cocô”, “Amiga Árvore”, “Dia Solidário” e “Escola Irmã – Berilo, MG”, são iniciativas que, junto com as crianças e suas famílias, dialogam com o meio social e ambiental. As crianças envolvem-se nestas ações contribuindo para a transformação e a construção de um mundo mais fraterno e solidário. Esses projetos implicam em reuniões periódicas com os pais (coletivas e individuais) incorporando-os continuamente ao trabalho escolar.

A Formação Continuada da Equipe se concretiza em Centros de Estudos regulares, onde as leituras e discussões sobre teoria e prática são, por vezes, enriquecidas pela presença de profissionais e palestrantes convidados.


       


UNIDADE GENERAL GLICÉRIO

R. General Glicério, 35 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2285-1353 / 3129-3064
Cel.: (21) 99920-4607

atendimento.glicerio@curiosaidade.com.br

UNIDADE ESTELITA LINS

R. Professor Estelita Lins, 123 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21)  2205-7222 / 2556-8592
Cel.: (21)  99611-4498

atendimento@curiosaidade.com.br