Projeto Temático

Na Curiosa Idade o trabalho com projetos tem por objetivo conectar a escola às diferentes linguagens da cultura e promover, no seu espaço, campos de experiências significativas e transformadoras para as pessoas envolvidas.
Anualmente definimos um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as turmas de Berçário ao Grupo 5. Para selecionar o tema do projeto, começamos a trabalhar no ano anterior, realizando reuniões com a equipe e seguindo as orientações da Rede PEA-UNESCO, organização internacional a qual estamos associados.

PROJETO TEMÁTICO 2018

O projeto temático de 2018 vai envolver as crianças em uma indagação que tem ocupado a humanidade e a filosofia: o que é a vida?
Filosofar não é um privilégio daqueles que são chamados de filósofos, mas sim, de todos nós, seres curiosos e pensantes, que se interrogam e investigam sobre as coisas do mundo. Os filósofos, por sua vez, se dedicam ao exercício da reflexão com empenho, e elaboram teorias e doutrinas que pretendem explicar os fenômenos da vida. Estas são divulgadas e, assim, por nós conhecidas e estudadas. Nós, “pobres mortais”, filosofamos quando nos questionamos e buscamos explicações sobre os fenômenos que observamos e experimentamos.
Desde que percebemos o mundo ao nosso redor nos colocamos questões. O bebe recém-nascido percebe o mundo com suas sensações, atento aos movimentos, aos sons, às texturas, aos odores e sabores, aos poucos, vai construindo um entendimento e uma forma de comunicação, mesmo antes das palavras.
O progresso da linguagem oral organiza o pensamento ao nomear, modificar e ampliar as formas de comunicação dentre os seres humanos. As cosias ganham nomes, que são compartilhados por todos que estão próximos. E assim, o pensamento vai evoluindo e configurando infinitas possibilidades de explicações, hipóteses e teorias. O que não termina nunca, enquanto vivemos.
Isso tudo para dizer que a infância é um tempo e espaço de filosofar. As crianças pensam, imaginam e criam suas próprias ideias sobre tudo, ao interagirem com o mundo. E é com essas ideias que trabalhamos na educação infantil. A partir delas vamos buscar respostas para o que é a vida, durante este ano.
O Projeto Temático VIDA BOA tem como base e inspiração os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Unesco. De acordo com o documento norteador, Educação para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
“Para criar um mundo mais sustentável e para se envolver com questões relacionadas à sustentabilidade, como descrito nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os indivíduos devem se tornar agentes de mudança para a sustentabilidade. Eles precisam de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável. A educação é, portanto, crucial”.
Como instituição educacional, buscaremos favorecer e propiciar experiências de qualidade que pretendem dar significado à nossa existência. Nessa investigação sobre a vida vamos nos encontrar com com várias outras formas de vida e de viver. Vamos nos aventurar pelos diferentes ambientes e pelas variadas comunidades – da água, do ar e da terra.
Como seres terrestres, nós humanos – seres pensantes -, vamos prosseguindo com a pergunta “O que é a vida?”, “O que é uma vida boa?”, “O que podemos fazer por uma vida boa, para nós e para os outros?”.
Os princípios de comunidade, sustentabilidade, consumo responsável, saúde e bem estar atravessarão as nossas pesquisas. Assim como a discussão sobre valores como solidariedade, amizade, liberdade, respeito e comunhão, orientarão as nossas ações.
Pensar é perceber e sentir, somente vivendo entendemos o que é a vida.
Vamos nessa!


UNIDADE GENERAL GLICÉRIO

R. General Glicério, 35 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2285-1353 / 3129-3064
Cel.: (21) 99920-4607

atendimento.glicerio@curiosaidade.com.br

UNIDADE ESTELITA LINS

R. Professor Estelita Lins, 123 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21)  2205-7222 / 2556-8592
Cel.: (21)  99611-4498

atendimento@curiosaidade.com.br