Responsabilidade Social

O ensino na Curiosa Idade Educação Infantil é pautado por um importante trabalho de conscientização social dos alunos frente à sociedade. Isso acontece mediante diversos projetos sociais, campanhas e atividades pelo bairro.

 

Projeto Escolas Irmãs

Uma bonita história que já dura mais de 19 anos, o Projeto Escolas Irmãs é a prova de que solidariedade não tem fronteiras.

Tudo começou com a ideia de trocar experiências com pessoas que viviam uma realidade diferente: foi então que se descobriu Berilo, uma cidadezinha no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais.

A Curiosa Idade fez contato então com a Escola Estadual Ribeirão do Altar e os alunos de ambas as instituições começaram a trocar correspondência. Junto com a amizade e o carinho mútuos, foi crescendo também a vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas que estavam tão longe e tão perto.

Graças à grande distância, as dificuldades eram muitas. Encontrou-se uma solução criativa, que anualmente vem repetindo-se, e fazendo cada vez mais sucesso: um Leilão de Arte, organizado com obras produzidas pelos próprios alunos, com a verba arrecadada totalmente doada à escola. Assim a Curiosa Idade melhora as condições de aprendizado dos queridos amigos de Berilo ao mesmo tempo em que ensina aos seus alunos uma bonita lição de cidadania e solidariedade.

 

Xô Cocô

Manter a cidade limpa é muito importante e essa consciência deve ser construída desde cedo. Conheça o projeto “Xô Cocô!”.

A Curiosa Idade mobiliza seus alunos e outras escolas de Laranjeiras em uma campanha pela limpeza das ruas!
O problema da sujeira deixada pelos donos de animas foi identificado como um dos pontos mais desagradáveis do dia a dia dos moradores do bairro de Laranjeiras. Foi daí que nasceu a ideia do Xô Cocô! O objetivo da iniciativa é conscientizar os donos de cães a recolherem a sujeira dos seus bichinhos.  projeto sempre começa com as crianças do Grupo 5 pesquisando folhetos publicitários e criando a partir deles seu próprio modelo de panfleto para a divulgação da campanha e espalhando-o pelo comércio – que participa ativamente da iniciativa – durante os passeios pelo bairro. Os meios de comunicação locais também ajudam na divulgação com chamadas no jornal de bairro e o resultado é unânime: ruas mais limpas!
Com muito bom humor, são feitas caminhadas pelo bairro quando a sujeira é contabilizada! A atividade sensibiliza as crianças para a importância da higiene ambiental, o cuidado com o bem público e o respeito pela cidade onde vivem.

 

Dia Solidário

Em parceria com o PEA UNESCO, a Curiosa Idade organiza uma vez ao ano o Dia Solidário. Nesse dia, as crianças levam para a escola brinquedos usados – em bom estado – e entregam para doação.

Comprar novos brinquedos? Nem pensar! A ideia é justamente que as crianças abram mão de brinquedos queridos, mas que já não usam tanto, para proporcionar alegria a crianças carentes. A iniciativa é uma via de mão dupla: fazer doações – todas destinadas à associações ou creches e escolas comunitárias – ensina o desapego, a vontade de ajudar o próximo abrindo mão de uma coisa que é sua.

Além de brinquedos, na semana anterior ao Dia Solidário, são recolhidos produtos de higiene. Crianças, pais e funcionários, todos dão as mãos nesse momento tão especial de solidariedade.

 

Meio Ambiente

Respeito pelo meio ambiente está no dia-a-dia da Curiosa Idade: todo o lixo produzido na escola é separado e reservado para o descarte.

Por meio de palestras e apresentações, alunos e funcionários são incentivados a compreender o processo da escola: o lixo produzido é separado entre orgânicos – que são coletados pela empresa Ciclo Orgânico – e inorgânicos – que são devidamente armazenados e depois disponibilizado para a coleta em sacolas plásticas transparentes.

Separando o lixo orgânico do inorgânico – passível de reutilização -, as crianças aprendem que somente se cada um fizer a sua parte, mesmo que pequena, caminhamos para um mundo melhor.

 

 


       


UNIDADE GENERAL GLICÉRIO

R. General Glicério, 35 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2285-1353 / 3129-3064
Cel.: (21) 99920-4607

atendimento.glicerio@curiosaidade.com.br

UNIDADE ESTELITA LINS

R. Professor Estelita Lins, 123 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21)  2205-7222 / 2556-8592
Cel.: (21)  99611-4498

atendimento@curiosaidade.com.br